Bibliografia analítica

Em 1961, J.G. Holland e B.F. Skinner publicaram o livro The Analysis of Behavior: a program for self-instruction (Nova York: McGraw-Hill). Traduzido em português (A análise do comportamento), pode ser encontrado ainda hoje em boas bibliotecas e sebos.
Trata-se de um curso básico de análise do comportamento, a ciência baseada na filosofia do behaviorismo radical. Básico, mas excelente. Destinado a estudantes e profissionais interessados em psicologia.
Existe uma versão para computador, muito mais prática de usar. A Fundação Skinner disponibiliza o programa para download na seguinte página: The Analysis of Behavior. Infelizmente, está em inglês. No entanto, um conhecimento mediano da língua pode ser o bastante para fazer o curso com a ajuda de um dicionário. Em português, pelo que sei, só na forma de livro. Os efeitos, de todo modo, serão os mesmos.
Trecho da apresentação do curso:
Com esse programa, o estudante deve ser capaz de se instruir sobre a parte substancial da psicologia que trata da análise do comportamento — em particular, a predição e o controle explícitos do comportamento de pessoas. A importância prática de tal ciência quase não precisa ser ressaltada, mas a compreensão e o uso eficaz da ciência exigem um apropriado conhecimento em detalhes. Esse programa foi planejado para apresentar os termos e princípios básicos da ciência. Também foi planejado para revelar a inadequação de explicações populares do comportamento e preparar o estudante para rapidamente estender sua busca a campos tão variados quanto comportamento social e psicofarmacologia, vôos espaciais e criação de filhos, educação e psicoterapia. O programa em si é uma aplicação da ciência.

Outro trecho, do item “Como usar o programa”:
O computador apresenta cada item automaticamente. O estudante compõe sua resposta com o teclado. Ao pressionar Enter, a resposta correta é revelada para comparação.
Compor a resposta é essencial. Quando o estudante, embora bem-intencionado, espia adiante sem antes compor uma resposta própria, ele ou ela se dedica a produzir apenas um palpite vago e fracamente formulado. Isso não é eficiente e com o decorrer do processo torna a tarefa como um todo mais difícil. A seqüência de apresentação foi cuidadosamente planejada, e aparentes repetições ocasionais ou redundâncias estão lá por uma boa razão. Evite dar respostas descuidadas. Se você começar a cometer erros porque está cansado ou não está olhando o material com atenção, faça uma pausa. Se você não pôde trabalhar no material pelo período de alguns dias, pode ser aconselhável revisar o último conjunto completado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário